Como organizar uma lista de compras/desejos


Não é novidade para vocês que amo organização e sempre dou um jeitinho nas coisas (obrigada mãe rs). Já faz algum tempo que fiz uma lista de compras no word para organizar minha lista de desejos. Mas só agora vim postar por apenas um motivo: precisei mesmo ter certeza que funciona, para poder dar essa dica aqui no blog. Se você, assim como eu, não possui dinheiro para sair rasgando e sempre precisa escolher entre uma e outra coisa para comprar, esse post foi feito para você.
Quem ai não tem coisas para comprar não é mesmo? Eu tenho várias coisas. Já havia tentado colocar tudo em meu caderno na parte de finanças, mas não deu muito certo. Então decidi digitalizar a lista e funcionou perfeitamente. Primeiro preciso deixar claro que em meu caderno de finanças ainda estão coisas para comprar, mas aquelas que precisam ser compradas agora mesmo. Ou seja: por exemplo, coisas de mercado (como quando acaba o papel higiênico, ou o presunto do dia), coisas mais urgentes que precisem ir para o papel por ser mais rápido e prático do que ter de ligar o note. Esse método do caderno não divido em categorias pois apenas anoto, como disse anteriormente, as coisas que vou comprar agora. Mas então vamos falar do meu método de compras digitalizado? Eu organizo meus desejos de compras em quatro categorias:
1. Prioridade = São os itens que eu preciso com mais urgência. São os itens que quando conseguir dinheiro, irei comprar e deixar os outros de menor importância para uma próxima oportunidade. Como meus itens de prioridade são bem mais caros que os outros, como por exemplo, uma câmera profissional, não irei esperar esta lista acabar para comprar algum item do nível intermediário. Os itens já adquiridos ficam em cinza claro, para dar uma apagadinha em relação ao preto.
2. Intermediário = São os itens que não preciso agora e que podem esperar. O que tenho em mente é que se eu não tiver dinheiro suficiente para adquirir um item da prioridade, um item desse tópico poderá ser comprado, desde que não prejudique a aquisição dos itens acima. Os itens já adquiridos ficam em cinza claro, para dar uma apagadinha em relação ao preto.


3. Por último = São os itens que não possuem nada de urgência e a maioria deles são coisas de decoração para meu quarto. Não são essenciais, mas só serão comprados quando pelo menos metade dos itens das duas categorias acima forem adquiridos. Os itens já adquiridos ficam em cinza claro, para dar uma apagadinha em relação ao preto.
4. Wishlist literária = Decidi dividir a lista de livros dos demais itens pois para mim fica muito mais organizado. Na tabela de livros, existem três partes e cada parte possui uma cor diferente para distinguir os itens necessários e os não. Utilizo a cor vermelha para 'prioridade', a cor azul para 'intermediário' e a cor rosa para 'por último' (utilize as cores que preferir). Os itens que já foram comprados estão na cor preta, assim não corro o risco de comprar dois livros iguais.
Dica: Um detalhe muito importante nessa minha organização de compras, é que a cada item da categoria, coloquei uma referência ao lado para saber onde comprar e pesquisar preços. Existem alguns itens que ao lado está o nome da loja física, pois sei exatamente onde encontrar.
Mas porque prefiro digitalizado? Pois são coisas que sei que quero comprar, não preciso ficar abrindo o caderno para verificar a lista. Quando eu quero algo, eu não esqueço. E sei que só vou olhar a lista quando tiver dinheiro, então ela fica bem guardada em meu notebook. É extremamente importante deixar claro em nossa mente a questão da prioridade. Começa com disciplina e depois flui tranquilamente. Isso tem me ajudado a valorizar mais cada centavo, a me questionar se realmente aquilo da lista é necessário adquirir. Acabei me tornando muito mais crítica comigo mesma e mais tranquila em relação ao consumismo.

Gostaram da dica de organização? Querem ver mais dicas assim?

58 comentários:

  1. Camila, muito legal fazer tabelas assim, acho que você se conscientiza o que é necessário e o que é supérfluo, mas que um dia vai comprar rsrsrsr
    Beijos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para ter uma noção muito boa de coisas úteis ou não..

      Excluir
  2. Que bacanaaaa. Adorei as dicas.
    Assim da pra deixar tudo organizado. Amo fazer wishlist. Beijos
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 100 seguidores

    ResponderExcluir
  3. Adoro listas, sou a mulher da organização, tenho caderninho pra quase tudo.. hahaha
    Adoorei sua dica é muito bom ter uma base, pesquisar preços e saber exatamente o que você quer.
    Isso me lembra que tenho que fazer uma lista literária pra mim.
    Beijos!

    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  4. Nao sou muito organizada mas adorei as dicas! Bjs
    http://senhoritadeallstar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou tendo um momento de reflexão comigo mesma por motivos de: esta postagem ter sido feita pra mim. É interessante porque, quando eu não trabalhava e meu pai me dava mesada eu era extremamente economista e calculava cada centavinho que ia gastar, mas agora que tenho meu próprio dinheiro, ao invés de ficar mais consciente, como as pessoas dizem que vai acontecer, eu comecei a ficar mais desleixada com dinheiro, e é preocupante porque não me acostumei com isso e ainda sonho em ser a antiga Carol que sabia exatamente para onde cada centavo foi no fim do mês, hahahaha.

    Beijos,
    www.caixa-a-a.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, fico feliz que tenha se identificado!
      Volte a ser como antes :)

      Excluir
  6. gostei de sua organização flor, isso é bom para saber o que é importante e o que não é
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. oi Camila,
    adorei as dicas e te invejei um pouco por ser tão organizada haha
    eu achei muito legal o que disse sobre refletir se algo é mesmo necessidade, as vezes compramos sem pensar e bate o arrependimento né?

    beijos,
    Guerra de Almofada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda, bom, com essa lista impossível comprar coisas desnecessárias :)
      Ad

      Excluir
  8. Adorei a dica Camila, acho que vou seguir essa dica também, achei muito legal ♥

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  9. EU AMO dicas de organização! Achei genial sua ideia e vou tentar aplicar aqui em casa.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thayse, aplica sim :)
      Me fala quando fizer...

      Excluir
  10. Adorei a dica e realmente fica bem mais prático e funcional, eu ainda utilizo uma wish list no meu caderninho de organização, mas acabo gastando demais algumas vezes e de menos em outras, vou tentar fazer assim pra ver se consigo um equilíbrio.
    Xerim :)
    Visite o TL: http://www.trilouca.com/ e participe doSorteio MUNDIAL de uma NAKED 2. Ah, estou participando da Batalha de Blogueiras Bebecê, será que poderia me dar uma forcinha indo lá votar em mim? Não leva nem um minuto e cada voto ajuda muito. Para votar é só clicar aqui

    ResponderExcluir
  11. Eu sou desorganizada e odeio isso. Quero muita coisa, e quando tenho dinheiro, não sou de amarrar e acabo gastando sem controle e sem pensar se era realmente necessário ou prioridade. Gostei muito das dicas, mas não sei se funcionaria pra mim porque tudo que começo largo (comecei a tentar fazer esse controle numa agenda mas hoje em dia nem sei por onde a agenda anda). Mas enfim, muito bacana!

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Polly...
      Que tal tentar?? Se funcionar, voce conta no seu blog \o

      Excluir
  12. Olá Camila,

    Gostei demais das dicas, para pessoas como eu é um prato cheio....kkk...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sempre tento me organizar por listas, mas elas nunca funcionam para mim. Em nenhuma esfera! hahahha

    Beijos
    http://emrenovacao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado kkk
      Eu só consigo me ver fazendo listas rsrs

      Excluir
  14. Adorei, Cami! Sou uma poia quando se fala em organização rs. Escrevo tudo que quero em um caderninho e marco os que quero mais ou preciso com mais urgência rs.

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haa Gih, que poia que nada!! É só ter disciplina..

      Excluir
  15. curti mt a ideia de organizar td numa lista, as vezes a gente compra coisas desnecessarias e fica sem dinheiro pras prioridades

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz uma lista assim :))
      Vai ver como é demais..

      Excluir
  16. Adorei Camila! Eu amo dicas de organização, aliás, quero comprar o livro da Thais Godinho q fala sobreisso <3
    Beijo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gosta Au :))
      Também desejo demais o livro dela..

      Excluir
  17. Adorei a ideia, porque eu sempre deixo os que eu menos preciso e são apenas enfeites na frente dos urgentes haha ): Preciso me organizar melhor.

    Beijoos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  18. Ameeei Camila você falou bem isso que eu penso pra conseguirmos comprar algo é necessário pouparmos tinha até falado no meu post de duas dicas fundamentais que tive com uma educadora financeira!!

    http://modern-rapunzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que massa que esteve com uma educadora financeira *-*

      Excluir
  19. Oi Camila, obrigada pela visita!
    Vamos acompanhar seu blog também!

    www.lavidafofa.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu me considero bem organizada mas a minha lista de desejos é um lista comum haha E confesso que, às vezes, acabo comprando coisas mais baratas mas que queria menos e até coisas que nem estavam na lista. Mas sou bem contida, no geral haha.
    Adorei o seu método de separar tudo. Acho super válido, como não tenho renda própria ainda, não sinto tanto essa necessidade de organizar meus gastos mas com certeza quando tiver, precisarei fazer divisões!

    Ah, lindo seu blog, Camila. Amei a ilustração!
    Beijinho.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fêh que é pé no chão com o dinheiro :)

      Excluir
  21. Preciso fazer isso com urgência!
    Sou muito organizada, mas sempre deixo as compras de lado, e acabo esquecendo de comprar as coisas mais importantes, :/
    Beijos com açúcar. Ka! ♥
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gostei dessas dicas, realmente vou fazer, parece recompesar muito!!
    Valeu Cah, estou tão desorganizada...
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Camila,
    adoro dicas de organização. Ajudam a facilitar a nossa vida.
    Big beijos

    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  24. Que legal essas dicas, adorei mesmo. Acho que fica bem organizado e dá para comprar tudo (ou quase) se tiver organização e administração no dinheiro. haha

    Beijos

    http://www.estilodiwa.com/

    ResponderExcluir
  25. Camila você é a rainha da organização. A primeira vez que conheci o Chá de Camila foi em uma conversa com uma irmã da igreja (pra você tem noção de quantos as suas ideias atingem qualquer área) me dizendo que precisava aprender com você e vira e volta sempre observo as suas dicas e percebo que a minha organização próximo da sua é quase comparar com o lixão da mãe lucinha, pois é tudo uma montoeira. Por exemplo, eu preciso sempre comprar as coisas no momento, não consigo analisar bem. Meus livros não consigo listar por ordem de importância, na verdade sou levada pelas promoções. Adiciono o livro na lista de desejados e penso "Hum, promoção do submarino chegar vou lhe procurar' e assim vou. Mas nas outras coisas? Nada. Acho que por isso faltam tantas coisas para colocar no lugar.

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Déb, serio? rsrs Não fazia ideia de onde meu blog estava indo sabia? Muito bom ver seu comentário aqui! Obrigada demais pelo carinho...
      Mas agora com essa super dica, voce pega e faz uma listinha *-*
      Vai ver, tudo vai ficar bem melhor!

      Excluir
  26. Tu é mega organizada.
    Financeiramente sou um pequeno desastre. Tentei por um tempo ir anotando, assim nesse estilo, mas não deu muito certo. Comecei agora de novo, listar diariamente o que ganho, gasto e preciso, dessa vez esta até funcionando. Vou mais para frente tentar montar uma planilha assim, acho que será mais eficaz :D

    ResponderExcluir
  27. Ah, eu com algumas coisas consigo me organizar, já com outras sou perdidinho rs Acho que é questão de prioridade. Em algumas coisas, como a questão financeira sou muito organizado, outras como meus dados virtuais por aí, também. Anoto todo tipo de cadastro que faço. Enfim, gosto de organização e quando quero fazer sou chato, eu perco muito tempo deixando tudo bonitinho rs

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  28. Que máximo!!!!
    Tem várias coissinhas que quero comprar e vou fazer uma lista assim *-*

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  29. Até favoritei esse teu post para colocá-lo em prática depois.
    Eu tenho esse mesmo problema, quero coisas demais e o dinheiro acaba não dando para comprar tudo, ou seja, tento saber quanto posso gastar em um certo mês e vou enumerando as coisas conforme os preços e necessidade. E essa dica da lista é muito boa, ela ~salvará~ minha vida daqui pra frente.

    Beijos

    Blog | Fan Page

    ResponderExcluir
  30. Muito legal seu método! Eu fico por ai procurando dicas pra me organizar, mas na pratica, ta muito dificil.! rssr :( beijos http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  31. Eu uso o Wunderlist e coloco uma lista de coisas para comprar, mas não separei o que é urgente ou não, isso é uma ideia interessante. :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita! Ela é muito importante.

Tecnologia do Blogger.